"A Arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica." Jerzy Grotowski


quinta-feira, 1 de agosto de 1996

CAPOEIRA - 1996 e 1997

   Certa vez uma amiga da minha irmã, que se chama Tatiana, me levou a uma aula de Capoeira onde ela praticava. E eu adorei!!!! Fiquei quase dois anos praticando com o grupo Filhos da Vivência, com o professor Pastel, em Alvorada, entre 1996/1997. Fui batizada em 1996 e em 1997 peguei o segundo cordel. Nessa época já percebi que realmente gosto de me mexer.
   Eu me entreguei de cabeça à Capoeira, na época. Inverno e verão, eu aguentava frio e sol quente, não importava... fazia uma ou duas aulas por semana, praticava em casa todos os dias, e domingo sempre tinha roda na praça. Eu adorava tudo, desde os exercícios de aquecimento, os golpes mais altos, voadores, e adorava as acrobacias, ao menos tentava fazer... adorava também tocar os instrumentos, principalmente o atabaque. Eu só tinha vergonha de cantar por não gostar da minha voz e por não ter muita coordenação pra tocar e cantar ao mesmo tempo. Não sei de onde eu tirava tanta energia pra fazer aulas de 3 horas de duração e ficar na roda até o fim! Com certeza a capoeira ficará no meu corpo pra sempre, está registrada nas minhas células. A Capoeira me ajudou muito a ter disciplina,  energia, força, coordenação e flexibilidade. Me ajudou muito também com o trabalho de grupo, o respeito com os colegas e com as pessoas mais velhas, além do conhecimento sobre a cultura negra. Com a Capoeira eu desenvolvi um bom trabalho corporal que eu percebo que hoje me ajuda com o teatro e com a dança.

   Essas fotos aí são do batizado, onde se ganha o primeiro cordel. A Paula, outra amiga, foi minha madrinha.
  


  Essa foto é de uma roda de Capoeira na Lagoa do Cocão, em Alvorada. Era inverno, frio, e nós lá, na raça!
   Depois que saí do grupo nunca mais pratiquei, mas é algo que gosto muito e ainda tenho vontade de voltar a praticar um dia.