"A Arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica." Jerzy Grotowski


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TEATRO: DAD - "SEMPRE SEU, VINCENT" - ESTÁGIO I - outubro de 2008

     2008 foi um ano bem intenso, muitas coisas novas acontecendo e a grande responsabilidade de fazer um dos meus trabalhos de graduação, que, ainda por cima, resolvi fazer um monólogo e eu mesma me dirigindo.
     Apesar de ter quase ficado louca, fiquei super feliz com o resultado pois consegui fazer um trabalho autoral e testar minha capacidade de criação, pois eu acho que atores e atrizes devem saber trabalhar sozinhos. Por isso no estágio 1 decidi fazer um monólogo e buscar meu caminho, o trabalho do ator sobre si mesmo, e no estágio 2 fazer um trabalho em grupo. Os dois tipos de trabalho são difíceis e bons de se fazer.


SEMPRE SEU, VINCENT

Estágio de atuação 1 de Cibele Donato
Inspirado na vida do artista Van Gogh, o trabalho parte de suas cartas ao irmão Théo, onde ele conta suas angústias. Embarcamos nos sonhos de um homem sensível e apaixonado que busca inspiração mergulhando intensamente na vida, nas pessoas sofridas ao seu redor, na natureza. Mas que, incompreendido, viveu e morreu na solidão.
“Eu quero a luz que vem de dentro.”


Dias: 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de Outubro de 2008 - 19:30
Sala Alziro Azevedo - DAD
Elenco, roteiro e concepção: Cibele Donato
Orientação: Moira Stein
Co-orientação: Daniela Aquino
Luz: Filipe Vieira
Operação de som: Natali Caterina
Fotos: Adriana Donato







Ensaios:



Inspirado na vida de Van Gogh, a partir das cartas a Théo, o trabalho trouxe dúvidas, angústias, febres, caras feias de pessoas que não entendiam o porquê dessa escolha. Difícil entrar em uma sala sozinha e ter forças pra trabalhar com tantos empecilhos postos à arte. Uma certeza ficou: aprendi muito com o trabalho. Uma história que pode estar tão próxima de nós e não percebemos. Não um louco, mas um homem sensível e apaixonado, porém incompreendido. Mas vemos quanta vida, quanta intensidade e quanta arte pode existir apesar da miséria em que o mundo está. ‘Não importa se o material é moral ou imoral: nossa primeira obrigação, na arte, é nos expressarmos através de nossos próprios motivos pessoais.’ Grotowski                                               
                                 
Agradeço à família, aos amigos, mestres e colegas de DAD... orientadoras, Daniel Fraga, Júlia, Juliana, Carol, Kaya, Dani, Sofia, Pirajira, Ítalo, Leônidas, Ana, Roberto Birindelli, Daggi, Maria Falkembach, Ramiro Silveira, Felipe Vieira, Natali Caterina, Taiane, Adriana, Bil e principalmente Vincent pela inspiração.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CURSO: ASHTANGA VINYASA YOGA - setembro a dezembro de 2008

     Entre os meses de setembro e novembro de 2008 fiz um curso de Formação em Ashtanga Vinyasa Yoga na Escola Bijam Yoga, que fica no  bairro Bom Fim, em Porto Alegre. O curso foi ministrado pela professora e proprietária da escola, na época, Carla Viceconti
   Com toda a certeza não fui mais a mesma depois que conheci a yoga. A yoga tem me transformado ao longo dos tempos e a levarei para toda a minha vida. 
     Veja mais sobre a escola em: 
www.bijam.com.br

Fotos: Adriana Donato 


Invertida sobre a cabeça, adoro!


sábado, 30 de agosto de 2008

PERFORMANCE: SOMBRAS - NO ÁGUA BENTA PUB - agosto de 2008

     No dia 30 de Agosto de 2008 eu e minha irmã, Adriana Donato, repetimos a performance de sombras no Pub Água Benta, na Cidade Baixa (Porto Alegre/RS), ao som eletrônico dos DJ´s Márcio Mix e Cláudio J.. Fomos convidadas pelo DJ Márcio para participar de seu projeto que tinha como proposta unir movimentos artísticos com a música eletrônica.
   Após fazer uma curta performance com as sombras, fizemos desenhos e também convidamos o público para participar. Foi uma nova experiência, levar esse trabalho a um pub noturno. O público era meio tímido, mas foi divertido.
     Pena que não há fotos do público desenhando. Mas abaixo estão algumas fotos dos desenhos.






domingo, 13 de julho de 2008

TEATRO: DAD - "PROJETO 1: DESEJO" - julho de 2008

     Participei do trabalho PROJETO 1: DESEJO, com direção de Júlia Rodrigues, que foi o trabalho de graduação de algumas colegas, e também foi quando batizamos nosso grupo de Barraquatro.
     O Grupo fez um grande Projeto Picasso em duas etapas, mas eu, infelizmente, só participei desta primeira etapa.
   As apresentações ocorreram em Julho de 2008 na Sala Alziro Azevedo, no Departamento de Arte Dramática, UFRGS.


Fotos: Adriana Donato



O DESEJO de Picasso

Carrego estas marcas em meu corpo, elas estão vivas, gritam e cantam e me impedem de tomar o trem das oito e quarenta e cinco
Partindo do texto O Desejo Pego Pelo Rabo de Pablo Picasso, recorrendo também ao legado artístico e histórico do autor, o grupo Barraquatro inclui à sua montagem textos de Clarice Lispector e Frederico Garcia Lorca para construir uma nova dramaturgia.
Projeto 1: Desejo é calcado no jogo dos atores, através da exploração de noções de presença cênica e improvisação, em busca de um ator-jogador e da não representação psicológica de personagens, flertando às vezes com a performance. Para evidenciar este jogo, o espaço é vazio e a cenografia simples e econômica: três cadeiras e três bancos de madeira que se transformam sob o olhar do público, sem contar com acortinados ou coxias.
Através deste jogo o espetáculo propõe-se a brincar com a sensoriedade do espectador, valendo-se da construção de imagens, de ambientes sonoros, iluminação e trilha sonora precisas e cuidadosamente escolhidas.
Abordando as necessidades básicas do homem - da fome ao amor - através do jogo entre ator e espectador, o espetáculo explora o universo do desejo, no qual também se inserem os nossos desejos de experimentação cênica enquanto estudantes de Teatro e artistas em (trans)formação.

SINOPSE

Na pista do inesperado texto de Pablo Picasso, o grupo Barraquatro dá formas ao espaço invisível das nossas necessidades primeiras. Seis mulheres, um homem, um mesmo espaço e as relações provenientes desta situação. O jogo entre os atores preza a vivacidade da ação e conduz o espetáculo. A montagem vale-se da construção de imagens e ambientes a partir do uso de elementos ora oníricos, ora extremamente concretos – como o fogo e a água – para completar-se no imaginário do espectador. Nas trajetórias entre a fome e o amor, o grupo inicia também um caminho em busca de identidade e linguagem. Bom apetite!









Essa foto é da amiga da Dani, Lílian:


Ensaio (adoro!):


Direção: Júlia Rodrigues
Orientação: Irion Nolasco (Direção) e Gisela Habeyche (Atuação)
Projeto 1 Desejo:
Elenco:
Carolina Pommer
Cibele Donato
Daniela Dutra
Juliana Morosini Dias
Kaya Rodrigues
Sofia Schul
Ricardo Zigomático