"A Arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica." Jerzy Grotowski


sábado, 1 de maio de 2010

MODELO: FOTOS DE ADRIANA DONATO PARA LIVRO DE ENA LAUTERT - 2010

   Em maio de 2010 foi lançado o "Livro de Pedra", da artista visual Ena Lautert, o qual teve participação de 20 artistas. Minha irmã, Adriana Donato, também artista visual, fez fotos com as pedras de Ena Lautert, para as quais eu fui modelo.

Fotos de Adriana Donato:







O Livro:





Livro de Pedra 
tem lançamento e exposição no MARGS
            O Bistrô do Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli recebe nesta terça-feira, 04 de maio, às 19 horas, o lançamento do Livro de Pedra, da artista plástica Ena Lautert com sessão de autógrafos e exposição fotográfica Livro de Pedra - Artistas no Caminho. A partir das 17h a artista tem encontro com convidados e público no auditório do MARGS.

            O livro tem financiamento do FUMPROARTE e trata sobre o atual trabalho da artista e sua trajetória de 30 anos de produção. Com textos de Armindo Trevisan, Paula Ramos, Rodolfo Sastre, Paulo Amaral, André Venzon e Rosana Almendares, o livro tem 84 páginas, em edição bilíngüe (português-inglês), fotografias de Letícia Remião, intervenções de 20 artistas convidados e depoimentos de amigos da artista.

            Ena Lautert (86 anos) é natural de Lajeado/RS. Em 1982 iniciou estudos de desenho com Isabel Lovato, Umbelina Barreto e Patrício Farias. No Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre estudou com Mara Caruso, Antonio Henriques e Vera Wildner. Estudou pintura com Fernando Baril e papel machê com Denise Haesbaert. Participou de cursos com Jacob Klintowitz, Mário Martins, Charles Watson, Juan Uchoa e Denise Gadelha. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas e recebeu prêmios em diversos salões de arte. Em 2007 recebeu indicação para o I Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, destaque em Escultura.

            Ena usa o papel machê como técnica ecológica para empreender a tarefa de modelar pedras, cada uma diferente da outra, com formas, volumes e uma diversidade de texturas e cores. O que nos permite, conforme Armindo Trevisan aproximar-se delas sem temer-lhes o peso. O Livro de Pedra reúne estes trabalhos e revela uma nova forma de olhar a obra da artista.

            A mostra fotográfica Livro de Pedra - Artistas no Caminho que ocorre paralelamente ao lançamento do livro reúne trabalhos de 20 artistas visuais contemporâneos, que de posse das pedras, foram convidados pela artista a capturarem um sentido plástico para as pedras, através de cenários percepções e olhares.

            As fotos foram produzidas pelos artistas: André Venzon, Adriana Donato, Camila Schenkel, Cylene Dallegrave, Denise Haesbaert, Dirnei Prates, Fernanda Chemale, Frantz, Igor Sperotto, Jorge Bueno, Júlia Berenstein, Kátia Costa, Letícia Remião, Lorena Steiner, Neca Sparta, Rosana Almendares, Rafael Johann, Rochele Zandavalli, Solange Caldas e pela própria artista.

            A exposição pode ser visitada no Bistrô do MARGS, junto à calçada da Praça da Alfândega, de segundas a sextas, das 11h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 19h, até 30 de maio de 2010.

            A coordenação do projeto editorial e produção do livro é de André Venzon e Neca Sparta, a editoria de Tetê Pacheco e a coordenação gráfica é de Roberto Lautert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário